5% de desconto no PIX.

Icone Compre e retire na loja

Icone Rapidez na entrega

Icone Garantia e certificação

Icone Troca fácil

Blog Home

Como funciona a lente com filtro de luz azul?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na luz azul. Ela é conhecida por ser a luz emitida a partir da luz artificial, principalmente de aparelhos eletrônicos. Sendo assim, computadores, notebooks, tablets, celulares e televisões estão, constantemente, emitindo esse tipo de luz e entrando em contato com os nossos olhos. Mas você já parou para pensar no efeito que a luz azul pode causar, e por que você deveria ter um filtro pra ela?

Esse tipo de iluminação é prejudicial especialmente no período noturno. Segundo um estudo realizado em Manchester, na Inglaterra, a luz azul é mais prejudicial para o nosso sono do que a luz natural. Isso ocorre porque, durante o dia, no período da vigília, a produção de melatonina (hormônio conhecido como responsável pelo sono) é interrompida. No entanto, com a ausência da luz, essa produção é maior, o que nos leva a sentir sono e dedicar a noite para dormir.

Ao dormir, nosso corpo realiza uma série de reparos para compensar as perdas durante o dia. A produção de novas células (saudáveis) para os órgãos, anticorpos, os processos anti-inflamatórios e cicatrizantes acontecem com mais intensidade enquanto dormimos. 

Porém, quando estamos em contato com a luz azul, nosso organismo acaba por ser “enganado”, achando que ainda devemos permanecer na vigília (ou seja, acordados, atentos). O resultado disso é um sono com menos qualidade, picos de estresse maiores (uma vez que o sono é responsável por equilibrar o cortisol), além da possibilidade de desenvolver problemas com ansiedade e até mesmo depressão. 

Esse problema é ainda maior para crianças, que, em fase de desenvolvimento, acabam com o sono irregular, o que prejudica a liberação de hormônios do crescimento, a retenção da memória (aprendizados) e a capacidade cognitiva.

E, se dormimos mal, sabemos como é o dia seguinte: cansaço e sono excessivo, o que reduz nossa performance no trabalho e nos estudos, além de influenciar, também, em nossa rotina social.

O filtro de luz azul na prática

Em alguns celulares, atualmente, já existe uma função chamada “Filtro de Luz Azul”. Ela consiste em, a partir do pôr do sol (ou definido manualmente pelo usuário), tornar a tela do aparelho mais agradável para não agredir os olhos.

Em geral, caso você tenha essa função no seu smartphone, talvez sinta uma diferença na cor da tela: ela poderá ficar mais amarelada. Com isso, os contrastes de cor são reduzidos com o objetivo de não exigir muito trabalho dos olhos em ambientes e horários de escuridão ou pouco iluminados.

No entanto, só essa função não é o suficiente para que os olhos não sofram com essas agressões da luz. Afinal, as luzes fluorescentes, presente em nossas casas, também são uma forma de luz artificial, e exige que nossa visão se esforce mais do que em momentos em que a luz natural se faz presente.

Óculos com filtro de luz azul

Como você pôde ver até aqui, a luz azul é prejudicial por inúmeros motivos. No entanto, apenas ter a função no smartphone não é suficiente. Isso porque, na modernidade, estamos passando mais tempo em frente às telas e em ambientes iluminados artificialmente.

Por isso, quem já é usuário de óculos deve dar preferência para as lentes com filtro de luz azul. Ela irá formar um escudo protetor para os olhos, especialmente se você trabalha em escritórios fechados, ou está em regime de home office.

Sabemos que, por conta disso, seja à trabalho ou lazer, estamos constantemente submetidos a diferentes telas. Mas isso não é motivo para colocarmos nossa visão em risco, não é mesmo?

De acordo com estudos, a luz possui dois espectros: a luz azul-turquesa, que está relacionada com a produção de vitamina D pelo organismo, além da sensação de bem-estar; e a luz azul-violeta, que é absorvida por nós e pode causar uma série de problemas de saúde, que vão desde o câncer de pele até a cegueira.

Sendo assim, a lente com filtro de luz azul criará essa barreira, impedindo que os olhos sofram com a luz azul-violeta e cause toxicidade. Além disso, ao usar uma lente desse tipo, você sente mais conforto para enxergar, inclusive, durante o dia (em luz natural). E, somado a esse benefício, pode incluir em sua lente benefícios como o antirreflexo.