5% de desconto no PIX.

Icone Compre e retire na loja

Icone Rapidez na entrega

Icone Garantia e certificação

Icone Troca fácil

Blog Home

Pantone 2021: como são definidas as cores do ano e como aplicá-las no dia a dia





As cores são imprescindíveis para que possamos fazer uma leitura do mundo. Muito além das artes e da harmonização no ambiente, as cores nos trazem energia, emoções, e têm um enorme poder de representação. Necessárias para a comunicação, quando usadas da forma correta, elas podem falar por nós aquilo que não conseguimos dizer em palavras (como nossas personalidades, o que pensamos, como nos sentimos e o que queremos que pensem de nós). E, para além disso, as cores podem, também, representar um cenário no mundo inteiro.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a famosa “cor do ano”. Ela é definida todos os anos pela Pantone Color Institute, e, especialmente para designers, decoradores e artistas, pode trazer inspirações para novas obras, campanhas, mudanças no ambiente, e até mesmo influenciar a moda. Mas afinal de contas, por que a cor Pantone é tão importante, e por qual motivo as cores amarelo e cinza foram definidas como as que representam o ano de 2021? #ParisExplica!

Quem define a cor do ano e como é o processo

A primeira pergunta é o motivo da “cor do ano” receber esse termo. De maneira resumida, todos os anos, a Pantone Color Institute (uma das organizações mais renomadas do mundo em codificação de cores) realiza um estudo sobre o período em que o mundo está vivendo, tanto no âmbito social e cultural, quanto econômico.

A tradição começou nos anos 2000, após o chamado “bug do milênio”, quando, na entrada do século XXI, boa parte do mundo acreditava que as informações armazenadas no meio digital seriam perdidas (uma vez que o algarismo zero não é lido). Sendo assim, após o ano 1999, as redes de computadores não conseguiriam passar para 2000, e sim voltariam para 1900.

A comoção foi tanta que, para algumas pessoas, surgiu uma conspiração de que o mundo iria acabar e que viveríamos um verdadeiro período apocalíptico. É claro que nada disso aconteceu, mas, como uma campanha para acalmar a sociedade, a Pantone Color Institute lançou a primeira cor do ano: Cerulean, também conhecida como “a cor do milênio”.

A cor Cerulean era um tom azul bebê, que, para os especialistas (a partir de uma série de estudos no campo da teoria das cores, aliada com psicologia, dentre outras áreas correlacionadas), representava a calma e a leveza, trazendo uma mensagem de tranquilidade e otimismo. Sendo assim, a “cor do ano” é definida pela Pantone a partir de uma análise dos cenários e da sociedade atual, e, por ser divulgado no último trimestre do ano, representa, também, as expectativas para o ano seguinte.

As cores do ano de 2021

Para esse ano, a Pantone escolheu não somente uma, mas duas cores para representar as expectativas de 2021: Illuminating Yellow e Ultimate Gray (amarelo iluminado e o último cinza, em tradução livre). Essas cores compõem dois tons diferentes de amarelo (que representa a luz e o otimismo) e cinza (que representa a resiliência e a solidez).

Em conjunto, elas carregam em si o espírito de coletividade, da necessidade de união e de reflexão após as dificuldades enfrentadas em 2020, que continuam sendo sentidas em 2021.

Então, o objetivo dessas cores, este ano, é inspirar as pessoas em todos os meios possíveis dentro de nossa sociedade. Desde as grandes cidades, a sustentabilidade, o enfrentamento da pandemia e as lutas sociais (como os direitos humanos e a igualdade entre os gêneros), as cores devem despertar sentimentos de mais empatia e positividade entre as comunidades.

Como usar as cores do ano ao seu favor

Ao pensar no amarelo e cinza, a princípio, é comum imaginar que não tem muita relação. No entanto, para atrair essas energias e lidar com 2021 com uma ajudinha a mais, não custa nada experimentar sair da zona de conforto e testar looks descontraídos e que abracem o espírito dessas cores.

Para tornar tudo mais fácil, a Óticas Paris convidou a consultora de imagem Bruna Villar, que, dentre acessórios e roupas, explicou como combinar as duas cores sem erro.

A série #CoresDoAnoPantone conta com três episódios, dedicados inteiramente a como compor conjuntos (desde o romântico ao mais sofisticado) unindo variações das cores do ano, com auxílio de prata e dourado, além de acessórios e óculos que você pode mesclar entre uma ocasião e outra. Você pode conferir todos os episódios clicando aqui!